Bom, no ano de 2008, resolvemos desenvolver uma nova atividade pra valorizar a retirada de livros na biblioteca. Sempre falamos da importância da leitura para as crianças e jovens, mas temos que começar a ter atividades mais concretas.
Foi pensando nisso que ampliamos a atividade de visitação à biblioteca, onde eram utilizados apenas 30 minutos pra cada ciclo, em uma determinada manhã no local. Em geral a data vinha a coincidir com o dia de publicação do Livro dos Espíritos (18/04), ou na semana. Era uma atividade muito limitada
Agora, a estrutura do trabalho funciona da seguinte forma:
As idealizadoras do projeto o estruturaram visando a melhor disposição das atividades na manhã para um aproveitamento adequado à idade e às necessidades da turma. A atividade ocorre no último domingo do mês, durante o período de aula e o tema se adecua ao que já seria dado para não atrasar as aulas do currículo.
O projeto foi apresentado ao diretor do DIJ que o aprovou. Na sequência, foi proposto para o grupo de evangelizadores que também o aprovou.
O funcionamento é o seguinte:
A voluntária - EU - combina com o evangelizador do ciclo qual o tema a ser trabalhado, a história que será contada e que desencadeará o tema, e o restante das atividades. De acordo com a faixa etária são combinadas as atividades de fixação, lúdicas e de internalização da parte da moral.
Após combinado, a voluntária prepara a aula nos moldes acertados, mas com autonomia pra escolher imagens, jogos, atividades, para o desenlvolvimento do tema, o que não impede que o evangelizador também ajude propondo atividades que julga oportunas. A voluntária apresenta a atividade preparada ao evangelizador antes da aula, caso necessite de algum ajuste.
O ciclo pode realizar sua abertura em sala de aula -prece, leitura do evangelho - para isso é dado até 15 minutos. Após se dirigem ao ambiente da biblioteca que foi adaptado para a atividade: tapete no chão e almofadas para as crianças, espaço para desenhar e escrever, parede para fixar a atividade ao término e que enfeitará o ambiente.
Em geral a história é contada, o livro é utilizado para mostrar as figuras às crianças e incentivá-las a leitura do mesmo. Imagens auxiliares podem ser utilizadas. Quando não se dispõem de um livro específico com a história, ou o mesmo não possui gravuras, deve-se buscar figuras que possam auxiliar na parte lúdica do texto.
Após pode-se, dependendo do grupo, realizar uma atividade mais lúdica de pintura de desenhos, perguntas, provocar questões a serem discutidas e assim discorrer o tema. Os pequenos recontam a história com figuras para relembrá-la e fixá-la, colando-as em um cartaz para fixação.
Os maiores apontam o(s) trecho(s) que mais lhe chamou(aram) a atenção. Os evangelizadores, que DEVEM ficar presentes, participam sempre que acharem conveniente, mas de forma a não comprometer o andamento da atividade.
No final, faze-se um fechamento da atividade, conclusão de como essa história se encaixa em nossa realidade, como faremos pra pô-la em prática ou o que aprendemos com ela (dependerá da história, da idade da turma e da participação e desenvolvimento ocorrido).
Bom, volto logo pra contar como cada uma foi desenvolvida.
Bjocas queridos, até.
Dica de Português #31
Há 11 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário