Tema: Leis – dos Homens (trânsito) e de Deus
História: A história foi formulada pelos evangelizandos.
As crianças realizaram a prece de abertura em sua sala e após seguiram com seus evangelizadores para a Biblioteca. Todos sentaram-se no chão, no tapete da história. Como já havia sido realizada a Contação da história de Allan Kardec na abertura, os alunos foram convidados a contar a história, baseando-se nas imagens das folhas apresentadas. A história ficou bastante condizente, de acordo com o que as figuras indicavam. A cada novo cenário novas ocorrências iam sendo propostas. Por fim, todos chegaram à conclusão de que se o menino fosse mais atento e obediente não teria se exposto e quase sido atropelado.
Após foram feitas algumas considerações com os pequenos e realizou-se uma atividade onde eles deveriam pintar as cores do semáforo, ajudar o menino a chegar na outra esquina atravessando corretamente e identificar o significado das placas de trânsito.
Após os evangelizadores também salientaram a importância da obediência às leis de trânsito pois estamos todo dia em contato com ele e devemos cuidar do nosso corpo. Além disso se soubermos obedecer as leis dos homens, saberemos respeitar as Leis de Deus.
Por fim, uma atividade proporsta: as crianças iriam observavam imagens mostradas e deveriam fazer placas, mas não placas de proibido mas de “pode X” ou “deve-se Z”, pois seriam somente coisas boas. A criatividade foi liberada e as crianças se divertiram. Pelo adiantado da hora não pôde ser confeccionado um cartaz por elas mesmas, como um resumo do que foi estudado, porém na atividade foram retomadas algumas das idéias que puderam ser lembradas.
Perguntou-se às crianças se elas haviam gostado da aula e todas disseram que sim e agradeceram. O encerramento foi feito na própria Biblioteca.
Imagens para as placas:
Ex: Olho: "`É permitido cuidar do outro"
Coração: "Deve-se amar de todo o coração"
Flor: 'È permitido cuidar das plantas"
Balõe: "É permitido boas conversas"
Assim como no primeiro exemplo, as demais placas foram confeccionadas. Algumas delas nunca imaginaríamos como eles iriam interpretar, e para nossa surpresa eles foram muito além das nossas próprias idéias, mostrando mais uma vez que essa galerinha que está por aí tá correndo na nossa frente, =)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário