domingo, 25 de abril de 2010

III Ciclo de Infância (02/novembro)

Tema: Jesus e o Espiritismo

História: A Lição da Bondade; A Alegria no Dever ; A História do Livro. - extraídos de “Pai Nosso – F.C.X./ Meimei”

Apena uma criança presente. O aluno realizou a prece de abertura em sala e após seguiu com seus evangelizadores para a Biblioteca. Todos sentaram-se no chão, no tapete da história. A história foi contada utilizando-se o livro Pai Nosso, esclarecendo as palavras mais complicadas, dando ênfase nas partes mais importantes e conversando alguns pontos ao longo da história.

Conversou-se a respeito dos ensinos de Jesus, de como ainda são atuais, da importância da leitura das obras espíritas e sobre os pontos em que esta nos remete aos ensinos de Jesus.

Com base no que foi conversado, leu-se um pequeno trecho de texto da apostila para III Ciclo de Infância. O mesmo frisava como a Doutrina Espírita vem ao encontro dos ensinos de Jesus, trazendo para “perto de nós” esses ensinos que devem ser seguidos como roteiro de luz.

Após realizou-se uma atividade de: jogou-se o “Jogo dos Ensinos de Jesus”. O mesmo consistia de um tabuleiro específico, onde jogava-se o dado e andava-se pelas casas marcadas. Algumas casas mandavam pegar cartas, sendo que estas possuíam frases de Jesus. Cada vez que uma ou mais cartas eram ganhas, o jogador tinha que lê-la(s) em voz alta e comentar ou explicar o sentido da mesma. Algumas casas tinham uma imagem de moeda, e eram “O tributo a César”, onde o jogador andava uma casa pra trás. O ganhador seria aquele que chegasse ao final com a maioria de cartas. O evangelizando foi o primeiro a chegar, porém tinha apenas duas cartas enquanto que os evangelizadores possuíam três cartas cada e foram os ganhadores.

A seguir, para o fechamento propô-se que o aluno fizesse um cartaz colando as cartas discutidas anteriormente, e escrevendo ao lado a interpretação do ensino e/ou a que ensino espírita o mesmo remetia.

Perguntou-se ao evangelizando se havia gostado da aula e o mesmo acenou positivamente. O encerramento foi feito na própria Biblioteca.

Cartas do Jogo de Tabuleiro:
 
 

Nenhum comentário: