domingo, 25 de abril de 2010

Ainda em 2008 - Mês do Livro Espírita

Em abril comemoramos o Mês do Livro Espírita, em homenagem a Allan Kardec e a publicação de "O Livro dos Espíritos". Nesta data, sempre pensamos em atividades que levem a todos participantes da Evangelização Espírita - crianças, jovens e pais - até nossa pequena biblioteca para conhecê-la, entrar em contato com esse ambiente e, principalmente, com os livros.

Em geral fazemos uma breve apresentação da biblioteca, divisão dos livros, como tornar-se sócio, cuidados com o livro e conscientização no sentido de sempre haver devolução dos mesmos.

Em 2008 a programação foi a seguinte:

1º Momento:
-Apresentação
    * Atendentes da biblioteca;
    * A Biblioteca (Nome, quem já conhecia, quem já tirou livros,...);
    * Como proceder na retirada dos livros (escolha, pais assinam, fichas – da pessoa, do livro e da entrega);
    * DEVOLUÇÕES: Sempre devolver – preferência na data prevista, não dobrar, rasgar, riscar, esquecer em casa);
    * Cuidar os prazos – consciência de que se não trouxer, os outros leitores podem ficar sem.

2º Momento:
-Atividade
    *Olhar e manusear os livros – 5 minutos – e pedir para escolher 1 deles.
-Proceder atividade:
    *Sentar no tapete (cadeiras mais velhos) e conversar sobre o livro escolhido, anotando na folhinha em forma de livro: o nome, o que mais chamou a atenção, se retiraria (gostaria de ler ou não).
    *Após fixar no cartaz, para ficar durante o ano (e para os pais verem as escolhas dos filhos).

3º Momento:
- História – será realizada de acordo com a compreensão dos grupos
    *Maternal e Jardim: contagem de história com auxílio das ilustrações do livro. Pedir para recontarem a história. = O CARNEIRO REVOLTADO
    *1º e 2º Ciclos Inf.: contagem de história com auxílio de ilustrações do livro. Pedir para ajudarem na recontagem da história, mostrando apenas as imagens do carneirinho. Se houver tempo, pedir para colarem no mural as figuras em seqüência. = O CARNEIRO REVOLTADO
    *3º Infância e 1º Juventude: contagem de história, realizando questionamentos concomitantemente. Inciar questionando sobre fluido e princípio vital: o que sabem, diferenças, e explicar o que são com base na história. Elencar no mural os principais ensinos da história, em seqüência. = O SEGREDINHO DA VIDA
    *2º e 3º de Juventude e Ciclo de Pais: Contar o resumo do livro “Há dois mil Anos”, como se fosse um filme, onde narra-se a sinopse. Pedir a quem leu que faça seus comentários. Pedir para elencar no mural as partes que mais chamou a atenção. Entregar uma listagem à cada um com os livros indicados pela biblioteca e pelos evangelizadores. PAIS – olhar os livros escolhidos pelos filhos nos murais.

Modelinho do livro:

Nenhum comentário: